23 de fevereiro de 2015

ATITUDE!... Preocupante, por ser verdade!

Partilho convosco uma mensagem recebida, cujo autor desconheço. Esta mensagem tem como objetivo fazer refletir para agir. 

Começa por falar da diferença entre os países pobres e os ricos, que não é a idade do país. Países como a Índia e o Egito têm mais de 3000 anos e são pobres. Por outro lado, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são países desenvolvidos e ricos.

A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis.
O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima do mundo todo e exportando produtos manufacturados. 

Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau mas tem o melhor chocolate do mundo. No seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica lacticínios da melhor qualidade. A Suíça é também um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do mundo. 

Executivos de países ricos que se relacionam com os seus pares, de países pobres, mostram que não há diferença intelectual significativa.

A raça ou a cor da pele também não são importantes. 

Imigrantes rotulados de preguiçosos nos seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos. 

Qual é então a diferença? 

A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e pela cultura. 

Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida: 

1. A ética, como princípio básico. 
2. A integridade. 
3. A responsabilidade. 
4. O respeito às leis e regulamentos. 
5. O respeito pelo direito dos demais cidadãos. 
6. O amor ao trabalho. 
7. O esforço pela poupança e pelo investimento. 
8. O desejo de superação. 
9. A pontualidade. 

Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos na sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel connosco. Somos pobres porque nos falta atitude. 

Falta-nos vontade para cumprir e ensinar esses princípios básicos de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas. 

Somos assim, por querer levar vantagem sobre tudo e todos. 

Somos assim por ver algo errado e dizer: “deixa lá” 

Os políticos têm atitudes pouco dignificantes. Esbanjamos dinheiro, que faz falta para o essencial, em vaidades. 

Se acreditarem que a vossa pode fazer a diferença, então usem esta mensagem, pensem no assunto e mudem de atitude!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção pessoal, o exercício da liberdade de expressão é total nas caixas de comentários abertas ao público, disponibilizadas no meu blogue, estando apenas vedadas, e a partir desta data, aos anónimos, pois como se trata de um blogue pessoal entendo que não faz sentido que não se saiba quem gosta ou não das minhas publicações.

2013.02.07